back to top

Mato Grosso se prepara para a 2ª edição da Virada Sustentável, um marco na agenda ambiental da América Latina

Mato Grosso se prepara para sediar a segunda edição da Virada Sustentável, um dos maiores e mais importantes festivais de sustentabilidade da América Latina e do mundo. O evento, que promete movimentar o estado, é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o Instituto Virada Sustentável, contando com o apoio do Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura e o patrocínio da Rumo Logística.

Com um calendário extenso, a Virada Sustentável 2025 acontecerá em duas etapas: Rondonópolis receberá o festival nos dias 31 de maio e 1º de junho, enquanto Cuiabá será palco das atividades entre os dias 4 e 8 de junho. A iniciativa convida artistas, coletivos culturais, empresas, escolas, universidades e demais representantes da sociedade civil a participarem ativamente, submetendo seus projetos através do chamamento público disponível online.

O evento se expande este ano, abrangendo oito cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Belém (com uma edição especial focada na COP30), além das já mencionadas Cuiabá e Rondonópolis. Essa abrangência nacional reforça o papel da Virada Sustentável como um catalisador de mudanças e um espaço de diálogo sobre os desafios e soluções para um futuro mais sustentável.

As propostas submetidas devem estar alinhadas com os temas da sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco nas cidades anfitriãs. Serão aceitas tanto atividades inéditas quanto já existentes, e os proponentes podem indicar a necessidade de financiamento ou apresentar propostas de adesão, que não dependem de apoio financeiro dos organizadores.

A programação da Virada Sustentável é cuidadosamente elaborada para oferecer uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade, conectando cultura, conhecimento e ação. A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Juliana Carvalho, destaca a importância do evento como um espaço de conexão e engajamento com as pautas ambientais, especialmente em um estado como Mato Grosso, que abriga três biomas cruciais: Pantanal, Cerrado e Amazônia.

A população de Cuiabá e Rondonópolis terá a oportunidade de celebrar a Semana do Meio Ambiente em um espaço de conexão e engajamento com as pautas ambientais. Por meio da correalização do Festival Virada Sustentável, a Sema busca inspirar reflexões e incentivar atitudes mais sustentáveis, com um olhar especial para a biodiversidade, tema central do debate em 2025“, revelou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Juliana Carvalho.

André Palhano, cofundador da Virada Sustentável, ressalta o crescimento do evento em 2025, com mais atrações e um impacto ampliado, mantendo o foco na agregação de diferentes visões e atores na promoção do desenvolvimento sustentável.

Ampliamos a força do evento nesta edição de 2025, com mais atrações, mais impacto e sempre de olho na proposta de agregarmos diferentes visões e atores na promoção do desenvolvimento sustentável, um tema tão caro para a população local, gestores públicos e setor privado”, reforça o cofundador da Virada Sustentável, André Palhano.

Com um histórico de mais de 50 edições, a Virada Sustentável se consolidou como um evento de grande relevância, oferecendo uma programação diversificada que inclui espetáculos, apresentações artísticas, oficinas, palestras e debates, além de projetos educativos e atividades de bem-estar.

Daniela Kern Sznelwar, coordenadora da Virada Sustentável em Mato Grosso, relembra o sucesso da edição pocket realizada em 2024, a Viradinha Sustentável, que atraiu mais de três mil pessoas e envolveu mais de 260 profissionais. Para 2025, a expectativa é de uma programação ainda mais diversificada, com foco na riqueza da biodiversidade local.

E como o tema deste ano é a ‘Biodiversidade’, vamos exaltar a riqueza do território e sensibilizar para a importância da conservação ambiental. Especialmente num estado como o nosso, que abriga três importantes biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia”, explica Daniela.

O patrocínio da Rumo Logística, operadora ferroviária com forte presença em Mato Grosso, reforça o compromisso do setor privado com a sustentabilidade. Paula Tagliari, gerente de Gestão Ambiental da Rumo, destaca a importância da Virada Sustentável como um espaço para reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, conectando infraestrutura e preservação ambiental.

A Virada Sustentável é um espaço essencial para reforçarmos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, conectando infraestrutura e preservação ambiental. Em Mato Grosso, onde estamos construindo aproximadamente 740 km de trilhos da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, entendemos que a preservação da biodiversidade e o progresso devem caminhar juntos. Estamos trabalhando junto ao Estado de MT para realização da Virada Sustentável desde o ano passado e nosso apoio ao evento demonstra a importância de integrar inovação, respeito ao meio ambiente e impacto positivo para as comunidades locais”, destaca Paula Tagliari, gerente da Rumo, na área de Gestão Ambiental – Expansão.

A Virada Sustentável 2025 se apresenta como uma oportunidade única para Mato Grosso reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo a conscientização e o engajamento da sociedade em prol de um futuro mais equilibrado e próspero.

Quer participar da Virada Sustentável 2025 em Mato Grosso? Inscreva-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas da Semana

Todos os direitos reservados à Primavera do Leste Net
<p>Rastreando ...</p>